Para criar um gráfico de dispersão no Power BI, siga estes passos:
- Abra o Power BI e conecte-se à fonte de dados que contém os dados que você deseja visualizar.
- Na barra de visualizações à esquerda, selecione o ícone "Gráfico de Dispersão" (um ponto azul em um plano cartesiano).
- Arraste as colunas de dados que você deseja comparar para as áreas apropriadas do gráfico. Por padrão, o Power BI adicionará os dados à área "Valores", o que significa que os dados serão exibidos no eixo vertical do gráfico. Arraste a segunda coluna para a área "Eixos" para especificar qual coluna de dados será exibida no eixo horizontal.
- Opcionalmente, você pode adicionar uma terceira coluna para especificar a cor ou tamanho dos pontos de dados. Arraste a coluna para a área "Legendas" ou "Tamanho", respectivamente.
- Você pode ajustar as propriedades do gráfico na barra de ferramentas superior. Por exemplo, você pode adicionar um título ao gráfico, alterar a escala dos eixos, alterar o tipo de ponto, etc.
- Adicione filtros ou segmentações para limitar os dados que são exibidos no gráfico, se necessário.
Lembre-se que gráficos de dispersão são mais adequados para visualizar a relação entre duas variáveis quantitativas. Além disso, gráficos de dispersão podem ser úteis para detectar possíveis outliers ou padrões em seus dados.